Amélia Augusta de Lima Friche

Pesquisadora

Amélia Augusta de Lima Friche é fonoaudióloga, professora adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais e co-líder do Grupo de Pesquisa em Epidemiologia/Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte (OSUBH-GPE).

Tem mestrado e doutorado em Saúde Pública/Epidemiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou estágio de doutoramento no exterior no Center for Social Epidemiology and Population Health da School of Public Health/University of Michigan, EUA. Pós-doutorado na Dornsife School of Public Health/Urban Health Collaborative da Drexel University, Philadelphia, EUA.

É professora permanente dos Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UFMG.

É membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, da International Society of Urban Health, International Epidemiology Association e da Associação Brasileira de Saíude Coletiva.

Atua como revisora de periódicos da área de Fonoaudiologia e Saúde Coletiva.

É pesquisadora da Rede Latinoamericana e do Caribe em Saúde Urbana (LAC).

Atua em ensino, pesquisa e extensão, nas áreas de Fonoaudiologia, com ênfase em Motricidade Orofacial e disfagia; avaliação de redes de atenção à saúde; saúde e funcionalidade da comunicação humans, e em Saúde Coletiva, com ênfase fase em Epidemiologia, saúde urbana; determinantes sociais e da saúde; avaliação de efeitos de intervenções urbanas na saúde das populações; métodos analíticos em epidemiologia