LevanteBH é o nome escolhido para nomear o website que recepciona os produtos da pesquisa Como viver junto na cidade (2022-2024).
Tudo começou em novembro de 2017 quando, impactado por uma série de situações vivenciadas durante um final de semana, resolvi enviar um e-mail para alguns amigos na forma de uma carta. Nela compartilhei algumas inquietudes.
Ao final daquela carta havia um convite – que posteriormente nomeei Convite a um Levante – para que nos juntássemos e criássemos algo capaz de melhorar o mundo a partir de Belo Horizonte. Aquele texto clamava para que buscássemos construir algo inovador, algo capaz de provocar mudanças, algo que nos permitisse compartilhar nossos saberes com o mundo. A ideia era de nos insurgirmos juntos em prol de uma cidade para todas e para todos.
A primeira ideia, nada original diga-se de passagem, foi a de criar um website para dar início ao que posteriormente nomeei rede LevanteBH. Essa ideia, no entanto, hibernou.
No dia 21 de julho de 2018 acordei inquieto. Ávido por continuar o que havia pensado meses antes, fiz um esboço deste website, incluindo este texto de boas-vindas. A ideia hibernou ainda um pouco mais.
Em 28 de fevereiro de 2019 o LevanteBH deixou de ser apenas uma ideia para se transformar em um website com algumas poucas postagens e acesso livre. No entanto, quase imediatamente concluí que seria mais apropriado melhorar o website antes de compartilhar seus conteúdos. O acesso a ele ficou restrito a algumas poucas pessoas.
No início de 2020, quando a primeira agenda de encontros dos primeiros insurgentes do LevanteBH estava prestes a ser criada, para inclusive decidirmos juntos quando seria compartilhado o website, o coronavírus que provoca a Covid-19 se impôs. Cada um de nós, desde então, passou a aguardar que a pandemia estivesse minimamente sob controle para prosseguirmos. Aproveitei aquele momento para iniciar a migração de minha biblioteca pessoal para o website LevanteBH, ainda de acesso restrito, dando início à construção da Biblioteca do LevanteBH.
No final de 2021, a variante ômicron do coronavírus deu sinais de que a pandemia se prolongaria. Foi quando decidi formalizar a Biblioteca do LevanteBH como suporte para uma série de notas técnicas que seria o produto central de uma possível pesquisa de pós-doutorado. Essa pesquisa foi formalmente iniciada em junho de 2022 sob a supervisão da professora Rosário Macário – Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa). Em setembro de 2022 a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) passou a apoiá-la.
Em junho de 2023, consegui liberar o acesso ao website LevanteBH. Antes, tive o cuidado de transformar milhares de postagens nele publicadas em conteúdos de acesso privado para, pouco a pouco, poder ir revisando-as e liberando-as como produtos da Biblioteca do LevanteBH.
O que você encontra aqui no website LevanteBH é o que já está liberado para publicação dentre tudo que venho produzindo desde aquele – hoje longínquo – final do ano de 2017. Muito ainda virá.
Pretendo permanecer ampliando e aprimorando esses conteúdos pelo menos até junho de 2024, quando se encerrará formalmente a pesquisa Como viver junto na cidade. Oxalá este website permaneça ativo, após isso acontecer, como uma ferramenta da rede LevanteBH.
Marcos Fontoura de Oliveira