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1000048 – PROJETOS | |
DIG PRJ078 – PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO |
PRC2: Edifício Semi-Rural |
A agricultura urbana tem muitas vantagens sobre o AGRO neoliberal. Pensando nisso, a então estudante Marina Palmito, em 2018, propôs um projeto de uma Agrovila que consolidava a junção territorial e a continuidade ambiental do bairro onde ela era moradora – o Villa Flora – em Sumaré, região metropolitana de Campinas, São Paulo.
O estudo das bacias hidrográficas da região possibilitou decidir sobre diversos aspectos importantes, desde o desenho das vias, definição de sistemas de drenagem até a proposição de uma represa . Esse estudo, gerou um belo espelho d’água, para o qual é proposto, nesta disciplina, um Edifício semi-Rural com funções de apoio à agrovila. São características do projeto da vila:
Propõe-se a implementação do projeto geral com a inclusão de um edifício para abrigar um centro de pesquisas e difusão da permacultura e agricultura urbana. A forma arquitetônica do edifício, compreendendo seu valor simbólico, funcional e construtivo deve ser interpretada pelo estudante de acordo com as informações aqui fornecidas. Deverá apresentar graficamente todos os elementos de desenho técnico, esquemáticos e em detalhes, para a perfeita compreensão de sua ideia.
Após a disciplina, os estudantes deverão ser capazes de projetar um Edifício Semi-Rural de acordo com as características especificadas neste trabalho, apresentando-o em pdf A3 com todos os elementos gráficos para a perfeita compreensão do projeto. Poderá ser plotado ou desenhado a mão, com lápis, obedecendo as normas de desenho técnico, no formato 50×70 cm em papel adequado. Pelo menos uma perspectiva deve ser apresentada. A escala deverá ser discutida com o orientador, no sentido de possibilitar as visões gerais de espaços e equipamentos para as duas etapas do trabalho. Os estudos complementares (topografia, drenagem, estruturas, laboratórios, logística, etc.) devem ser anexados, passados a limpo. Os trabalhos serão executados individualmente.
Os programas arquitetônicos podem tornar-se prejudiciais para o projeto de arquitetura se se constituem em uma mera lista de ítens. O estudante deverá analisar o material fornecido para elaborar um conceito para o projeto, justificando a composição de um programa.
Programa sugerido
A Permacultura foi desenvolvida na década de 70 por Bill Mollison e David Holmgren na Tasmânia, como uma resposta ao sistema industrial e agrícola da época. Bill e David organizaram a agricultura ancestral, as habilidades, a sabedoria tradicional e a moderna e criaram a palavra Permacultura. A Permacultura tem como base a ecologia e é um instrumento utilizado para a criação de sistemas humanos sustentáveis, valorizando e unindo os seguintes pontos:
Reunindo os Princípios da Permacultura aos conhecimentos Científicos e Tecnológicos e também aos Conhecimentos Ancestrais, torna-se possível desenvolver técnicas de utilização consciente dos recursos naturais, como o solo e a água.
Modelo em SketchUp versões 2019, 2013 e 08. O estudante pode utilzar as suítes de computadores da EAUFMG para utilizar as versões trial do software e importá-las para outras extensões (dxf, dwg, twm, etc).
O terreno está pré-modelado, com altimetria e georreferência. Abaixo o estudante pode baixar os arquivos e escolher o melhor para iniciar seus estudos.
O aluno é quem procura o professor.
A orientação não é agendada nem obrigatória. Os alunos podem ouvir as orientações dadas aos colegas.
Duas avaliações: intermediária (I, R, S) e final (1º, 2º e 3º lugar e menções honrosas)
O professor é uma pessoa. O aluno também. Trata-se de uma relação de pessoa para pessoa.
O aluno pode não querer fazer ou apresentar resultados marcados pelo professor. Deve discutir como fazer.
O professor deve ancorar seus conhecimentos nas oportunidades e nos “vagos” dos estudantes, dialogando com eles e exemplificando com pesquisas na internet.
O Briefing deve ser recomendado. O projeto é prospectivo e as tentativas de cópias são válidas.
A apresentação é mínima. Duas pranchas pdf A3 são o mínimo a serem apresentadas ao final, incluindo perspectivas.
Software e Hardware sugeridos
Desenho a mão com lápis.
Autodesk Infraworks (educacional)
Autocad Autocad Engenheiro (educacional)
CityEngine ESRI (educacional )
TwinMotion (educacional)
Archicad (educacional)
Revit Autodesk (educacional)
Modelo Eletrônico trabalhável para o twinmotion. Instale o Twinmotion, descompacte esse arquivo e veja o interior da pasta “pflex 2023 2 vila agricola”.
→ Acima, exemplos de Desenhos de projeto no estágio inicial de algumas obras de Leonardo Da Vinci, Quattrocento.
→ Leia mais em CRIATIVIDADE.
→ Veja Também a aula sobre Diagramação.
→ Download do programa GRIN, para cálculo de Fluxos.
Combinando tecnologia e pesquisa, nosso grupo oferece um suporte essencial para o desenvolvimento urbano sustentável, ajudando cidades a crescerem de forma planejada, eficiente e socialmente justa.Esses modelos não apenas representam o espaço urbano, mas também possibilitam a integração de diferentes camadas de informação, permitindo o cruzamento de dados entre setores públicos e privados.
Prefeituras, órgãos de planejamento urbano, empresas de tecnologia, construtoras e escritórios de arquitetura e urbanismo podem utilizar essas ferramentas para aprimorar seus projetos e estratégias, garantindo maior eficiência e impacto social. A modelagem auxilia na superação das contradições entre formas sociais e formas físicas, oferecendo suporte ao planejamento urbano sem a pretensão de ser um modelo determinista. O objetivo não é criar um “oráculo urbano“, mas sim fornecer subsídios para a tomada de decisão, compreendendo que, na efetivação dos planos e projetos, novas contradições surgirão e deverão ser enfrentadas com proposições dinâmicas e ajustáveis à realidade social.
A estruturação dessas soluções passa pela Tríplice Hélice da Inovação[1], um modelo teórico que propõe a colaboração entre academia, indústria e governo para impulsionar o desenvolvimento e a inovação. Essa interação permite que o conhecimento acadêmico seja aplicado na prática, promovendo políticas públicas mais embasadas e soluções urbanísticas que atendam às demandas reais da sociedade. Permite também o desenvolvimento industrial orientado.
Para que esses modelos digitais sejam efetivamente adotados, é fundamental uma agenda política focada no bem estar social e um ambiente empresarial que compreenda o impacto dessas ferramentas sobre o público.
O planejamento urbano, quando pensado a partir de dados objetivos, deve priorizar a redução das desigualdades sociais e o fortalecimento da coesão social, garantindo que grupos minoritários também sejam beneficiados. Ao integrar tecnologia, pesquisa acadêmica e políticas públicas, os modelos digitais do espaço urbano tornam-se ferramentas estratégicas para a construção de cidades mais equilibradas, dinâmicas e preparadas para os desafios do futuro.
Referências: {1} O modelo de tripla hélice de inovação, conforme teorizado por Etzkowitz e Leydesdorff, é baseado nas interações entre os três seguintes elementos e seu ‘papel inicial’ associado: universidades engajadas na pesquisa básica, indústrias que produzem bens comerciais e governos que regulam os mercados. À medida que as interações aumentam nesse quadro, cada componente evolui para adotar algumas características da outra instituição, o que dá origem ao híbrido instituições. Existem interações bilaterais entre universidade, indústria e governo.