“Você emprega pedra, madeira e concreto, e com esses materiais você constrói casas e palácios. Isso é construção. O engenho está em ação. Mas de repente, você toca meu coração, você me faz bem. Eu estou feliz e digo: ‘Isso é belo.’ Isso é arquitetura. A arte entra em cena. Minha casa é prática. Agradeço-lhe, como poderia agradecer aos engenheiros ferroviários ou ao serviço de Telefonia. Você não tocou meu coração. Mas suponha que as paredes se elevem em direção ao céu de tal maneira que eu me emocione. Eu percebo suas intenções. Seu humor foi gentil, brutal, encantador ou nobre. As pedras que você ergueu me dizem isso. Você me fixa ao lugar e meus olhos o contemplam. Eles veem algo que expressa um pensamento. Um pensamento que se revela sem madeira ou som, mas unicamente por meio de formas que estão em certa relação umas com as outras. Essas formas são tais que se revelam claramente à luz. As relações entre elas não têm necessariamente qualquer referência ao que é prático ou descritivo. Elas são uma criação matemática de nossa mente. São a linguagem da Arquitetura. Pelo uso de matérias-primas e partindo de condições mais ou menos utilitárias, você estabeleceu certas relações que despertaram minhas emoções. Isso é Arquitetura.”
100 anos do livro de Le Corbusier
Vers une architecture
1923
2024/2 | 60 |
1000048 – PROJETOS | |
DIG PRJ078 – PROJETO DE ARQUITETURA E |
PRC2 Edifício Semi-Rural |
A agricultura urbana tem muitas vantagens sobre o AGRO neoliberal. Pensando nisso, a então estudante Marina Palmito, em 2018, propôs um projeto de uma Agrovila que consolidava a junção territorial e a continuidade ambiental do bairro onde ela era moradora – o Villa Flora – em Sumaré, região metropolitana de Campinas, São Paulo.
O estudo das bacias hidrográficas da região possibilitou decidir sobre diversos aspectos importantes, desde o desenho das vias, definição de sistemas de drenagem até a proposição de uma represa . Esse estudo, gerou um belo espelho d’água, para o qual é proposto, nesta disciplina, um Edifício semi-Rural com funções de apoio à agrovila. São características do projeto da vila:
Propõe-se a implementação do projeto geral com a inclusão de um edifício para abrigar um centro de pesquisas e difusão da permacultura e agricultura urbana. A forma arquitetônica do edifício, compreendendo seu valor simbólico, funcional e construtivo deve ser interpretada pelo estudante de acordo com as informações aqui fornecidas. Deverá apresentar graficamente todos os elementos de desenho técnico, esquemáticos e em detalhes, para a perfeita compreensão de sua ideia.
Após a disciplina, os estudantes deverão ser capazes de projetar um Edifício Semi-Rural de acordo com as características especificadas neste trabalho, apresentando-o em pdf A3 com todos os elementos gráficos para a perfeita compreensão do projeto. Poderá ser plotado ou desenhado a mão, com lápis, obedecendo as normas de desenho técnico, no formato 50×70 cm em papel adequado. Pelo menos uma perspectiva deve ser apresentada. A escala deverá ser discutida com o orientador, no sentido de possibilitar as visões gerais de espaços e equipamentos para as duas etapas do trabalho. Os estudos complementares (topografia, drenagem, estruturas, laboratórios, logística, etc.) devem ser anexados, passados a limpo. Os trabalhos serão executados individualmente.
Os programas arquitetônicos podem tornar-se prejudiciais para o projeto de arquitetura se se constituem em uma mera lista de ítens. O estudante deverá analisar o material fornecido para elaborar um conceito para o projeto, justificando a composição de um programa.
Programa sugerido
A Permacultura foi desenvolvida na década de 70 por Bill Mollison e David Holmgren na Tasmânia, como uma resposta ao sistema industrial e agrícola da época. Bill e David organizaram a agricultura ancestral, as habilidades, a sabedoria tradicional e a moderna e criaram a palavra Permacultura. A Permacultura tem como base a ecologia e é um instrumento utilizado para a criação de sistemas humanos sustentáveis, valorizando e unindo os seguintes pontos:
Reunindo os Princípios da Permacultura aos conhecimentos Científicos e Tecnológicos e também aos Conhecimentos Ancestrais, torna-se possível desenvolver técnicas de utilização consciente dos recursos naturais, como o solo e a água.
Modelo em SketchUp versões 2019, 2013 e 08. O estudante pode utilzar as suítes de computadores da EAUFMG para utilizar as versões trial do software e importá-las para outras extensões (dxf, dwg, twm, etc).
O terreno está pré-modelado, com altimetria e georreferência. Abaixo o estudante pode baixar os arquivos e escolher o melhor para iniciar seus estudos.
O aluno é quem procura o professor.
A orientação não é agendada nem obrigatória. Os alunos podem ouvir as orientações dadas aos colegas.
Duas avaliações: intermediária (I, R, S) e final (1º, 2º e 3º lugar e menções honrosas)
O professor é uma pessoa. O aluno também. Trata-se de uma relação de pessoa para pessoa.
O aluno pode não querer fazer ou apresentar resultados marcados pelo professor. Deve discutir como fazer.
O professor deve ancorar seus conhecimentos nas oportunidades e nos “vagos” dos estudantes, dialogando com eles e exemplificando com pesquisas na internet.
O Briefing deve ser recomendado. O projeto é prospectivo e as tentativas de cópias são válidas.
A apresentação é mínima. Duas pranchas pdf A3 são o mínimo a serem apresentadas ao final, incluindo perspectivas.
Software e Hardware sugeridos
Desenho a mão com lápis.
Autodesk Infraworks (educacional)
Autocad Autocad Engenheiro (educacional)
CityEngine ESRI (educacional )
TwinMotion (educacional)
Archicad (educacional)
Revit Autodesk (educacional)
Modelo Eletrônico trabalhável para o twinmotion. Instale o Twinmotion, descompacte esse arquivo e veja o interior da pasta “pflex 2023 2 vila agricola”.
→ Acima, exemplos de Desenhos de projeto no estágio inicial de algumas obras de Leonardo Da Vinci, Quattrocento.
→ Leia mais em CRIATIVIDADE.
→ Veja Também a aula sobre Diagramação.
→ Download do programa GRIN, para cálculo de Fluxos.